segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

retrospectiva

é clichê, mas é inevitável.
que atire a primeira pedra quem não faz nem que seja uma mini retrospectiva do ano que passou.

eu faço sempre.
normalmente no último dia do ano. Dessa vez, eu tava na praia.
Fiz minha retrospectiva sentada na areia, brincando com uma conchinha e olhando o mar. Eu sou apaixonada pelo mar. Mas apaixonada assim, como se ele fosse meu pai. é uma paixão misturada com respeito e profunda admiração. é amor de filha.

meu ano de 2005 foi definitivo. pra muitas coisas.
o começo foi espetacular, abandonei um monte de sentimentos inúteis que a gente vai guardando sem saber bem o motivo. já de cara, me senti leve.
conheci gente especial, dividi sorrisos, caretas e finais de tarde.
depois, algumas turbulências, confusões, bagunças, furacões. interna e externamente.
um monte de gente misturada, como num reality show que nunca daria certo. deixou cicatrizes profundas.

veio formatura. e a consolidação de quase 5 anos de coisas novas e apaixonantes. quem participou desse meu dia, aposto que viu as estrelinhas nos meus olhos. dia mais feliz da minha vida. e a ficha caiu algumas semanas depois.
vieram as propostas de trabalho. e eu comecei a me enxergar num molde diferente: a menina das caretas, agora numa atmosfera de gente grande. cobranças e (muito) medo.

os últimos meses do ano me fizeram crescer absurdamente. e dentro dos meus 163 cm, explodiu a guerra entre os seres femininos que me habitam. resultado: uma pessoa ainda meio desconhecida, mas louca pra se descobrir (e ser descoberta). surgiu a possibilidade da viagem e a oportunidade única de realizar um sonho. mesmo que dure pouco.

ganhei uma afilhada linda, experimentei um sentimento nobre de uma "mãe de mentira" e assumi, emocionada a responsabilidade pela menina dos olhos esverdeados.

todo o meu ano de 2005 foi magnífico. eu adotei -definitivamente- a filosofia da verdade, da transparência, do amor e do bem (incondicionais). E a vida ficou muito mais leve.
durante todo o tempo, selecionei meio sem querer as pessoas especiais que quis manter por perto. resgatei amizades, descobri outras novas. e tudo ficou mais fácil.

ganhei o surpreendente título de "mais divertida da família", mesmo acordando mal humorada quase sempre.

mas a última semana do meu ano merece um destaque mais que especial.
foi divertida, leve, deliciosa.

assim, a passagem do ano foi mais que tranquila, internamente.
externamente, eu dei o vexame do ano, e apaguei no final da festa.
feio, muito feio pra uma menina cheia de superstições que nem eu. não pulei as 7 ondas nem fiz ritual nenhum.
bom, pode ser que dê sorte.

10 comentários:

Anônimo disse...

a última semana?

Anônimo disse...

já falei que tu escreve legal?
depois dá uma passada lá no meu, tb fiz uma especie de retrospectiva, mas no estilo "agradecimentos de banda".
beijo!

Anônimo disse...

o que aconteceu na última semana?

mariana disse...

que gente indiscreta.

Anônimo disse...

eu não sou indiscreto.
eu sou controlador.
tu sabe.

Anônimo disse...

retiro minha pergunta.

mariana disse...

mas era SÓ o que me faltava.

"eu sou controlador" uhauahauhaua...essa foi forte.
só tá faltando a minha coleira agora...figura.

Anônimo disse...

esse "outro" tá me tirando ou é impressão?

mariana disse...

aviso de utilidade pública:

se o nível descer, eu subo no salto.

Anônimo disse...

?

as drogas fazem isso com as pessoas.
e outro sem aspas, por favor. é meu nome próprio.