quarta-feira, 7 de março de 2007

Era uma vez...

Ontem eu prometi pra Luísa que ia pegar um monte de livros que eu tinha guardado nesses lugares que fogem ao alcance dos olhos. Ficam ali, anos e anos escondidos e a gente fingindo que não existem e às vezes até esquecendo deles.

Ela, faceiríssima, ficou no pé da escada enquanto eu tentava sobreviver em meio aos ácaros que pulavam felizes pra dentro do meu nariz. Um livro e 10 espirros.
Era um mundo à parte. Como se aquela última prateleira funcionasse como um portal, e me transportasse pra 15 anos atrás.

Achei a coleção de livros com capa em alto-relevo que era o meu xodó. Achei a coleção "Fantasia", com as melhores e mais famosas fábulas infantis, com 5 volumes, capa dura, uma belezura. Achei livros da Disney, livros do colégio...mas, dentre todos, um dos dois livros que eu nunca esqueci, desde que eu li, na 4ª série: "A mochila que pesava demais". Quando achei ele quase chorei. Esse e "O presente de Tino" talvez tenham sido os livros mais importantes da minha vida. E eu me lembro de trechos deles até hoje e guardo comigo pra sempre.
O segundo eu ainda não achei no meio da bagunça, mas vou achar.

E o maior prazer de todos, não é nem ver a Luísa ansiosa ao pé da escada quase não conseguindo conter a alegria. Nem ver ela tagarelando frenética e nervosa enquanto eu passava um pano úmido nas capas...o prazer maior, a satisfação, o orgulho foi sentir ela em silêncio, absorvida, abduzida por aquele monte de pessoas, lugares e histórias, essas coisas que eram tão e só minhas, mas que seria o maior egoísmo do mundo não dividir. Principalmente com ela.


Nenhum comentário: