quinta-feira, 8 de março de 2007

um quarto

eu sei que daqui alguns meses eu vou fazer outro post falando desse mesmo assunto só que a diferença vai ser o grau da angústia.

hoje eu tava tomando chimarrão aqui no prédio com "as véia" amigas da minha mãe (não dá pra ficar em casa nesse calor!) e estávamos falando sobre ter cabelos brancos antes do tempo. Papo vai, papo vem, eu falei que até hoje só achei um ou dois, perdidos e que nunca mais nasceram. uma delas falou que com 18 já começou a ter cabelos brancos, aquela coisa toda.

eis que sou surpreendida com uma pergunta de uma delas:

-mas, Mariana, tu já chegou nos 20?!

eu fiquei tão pateta que em princípio achei que ela tava falando em 20 fios brancos! quando meu dei conta que ela tava falando na minha idade, respondi com um baita orgulho:

-imagina! eu vou fazer 25 daqui a pouco!

ela, incrédula, respondeu que com "essa cara de guriazinha e esse corpinho de menina" eu nem aparento. e completou:

-com a tua idade eu já tinha 6 filhos!

aí começou o bombardeio:

-com 25 eu casei...
-e eu tava grávida!
-eu tinha recém ganhado a fulana!

e eu ali, ouvindo todos aqueles absurdos precoces. enfiei a cara na cuia de chimarrão e fiquei pensando: com 25 eu vou ter 2 anos de formada, recém ensaiando o mestrado, muito longe de casar e mais longe ainda de ter filhos.

aí vem aquele consolo com ar de arrependimento:

-bem que tu faz!
-não inventa de casar agora!
-filho só depois dos 30!
-tem muita vida pra aproveitar!
-namora bastante!

não que seja uma escolha minha, propriamente. como a maioria das mulheres, é lógico que eu quero casar e ter filhos. acontece que a vida mudou. e a modernidade é meio paradoxal: as meninas amadurecem fisica e psicologicamente cada vez mais cedo porém, constituem família cada vez mais tarde. isso é bom, a gente tem mais tempo pra planejar e aproveitar a nossa vida como seres independentes. só que vamos ser mães mais velhas, sem aquele pique dos 20 e poucos anos pra cuidar das crias.

eu ainda faço planos, sim, admito. imagino uma idade "x" pra casar e uma idade "y" pra ter o primeiro filho.
e dá um frio na barriga, uma angústia, um medo tão grande de que todos esses planos inevitáveis virem uma grande frustração, que vocês nem imaginam.

tomara que os meus 25 venham com tudo. e que em vez de mais dúvidas, me tragam alguma certeza.

Nenhum comentário: