terça-feira, 30 de junho de 2009

solução - um post sobre o soluço.

hoje foi a festinha junina da clínica onde eu trabalho. entre pipoca, rapadura e bolo de milho, juntei forças pra organizar brincadeiras e até dançar. fiz trancinhas, pintei o rosto, mas tudo o que eu queria era me deitar. passei o dia mal, caindo aos pedaços, pra ser sincera. tudo isso porque me gripei. eu raramente me gripo. tenho crises de rinite, de asma, mas gripe mesmo, é difícil.
pois me gripei. tomara que não seja a AH1N1.

pois é. eu aguento tudo. aguento gripe, asma, rinite, sinusite, a crise no senado, a morte do michael jackson, a volta da Ivone em Caminho das Índias, TUDO ISSO JUNTO. menos soluço.
tenho raiva de soluço. os meus soluços doem. sei lá como, mas meu diafragma deve ser atravessado, porque dói muito soluçar. tenho vontade de me deitar em posição fetal cada vez que me dá esse negócio. é muito ridículo ter soluço.
fui falar ao telefone com um paciente...HIC! que patético. "desculpa, estou com soluço".
fora que todo mundo fica querendo te dar susto e essa é uma técnica nada eficaz. pelo menos comigo.

(quando a minha irmã menor era um bebê, eu inventei de dar um susto nela durante
uma crise de soluço. eu tive um surto de imbecilidade, cheguei perto da criança
e fiz "BUUUUUUUUU" com uma voz de monstro. óbvio que ela chorou até ficar rouca. pobrezinha. nem lembro se o soluço passou. morri de remorso.)


mas enfim. um dia desses, de soluço, me dediquei a pesquisar experimentalmente soluções para soluços (!). eis que cheguei a uma aliviante (!) conclusão: existe SIM uma maneira prática de fazer o soluço passar:
inspire normalmente. expire todo o ar que existe no teu corpo. TODO mesmo! até tu quase morrer. aí segura. tu vai sentir o soluço sair pela traquéia. fica ainda mais fácil se tu tiver sentado e te inclinar pra frente, encostando a barriga nas coxas. sério, o soluço SAI. como num arrotinho.

certamente existe uma explicação fisiológica pra isso que eu inventei, mas não quero saber. o que importa é que agora eu consigo me livrar desse negócio tão besta que é o soluço.

deu por hoje.
vou dormir.
bêjomeliga.

2 comentários:

Chris disse...

Hummm... vou tentar quando me der soluço. Se bem que, eu nem lembro a última vez que tive. De qualquer forma, é um alívio saber que algo funciona. :-)))
[]'s

Anônimo disse...

Nice dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.