sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

a primeira

ontem chamei um táxi pra ir à rodoviária. peguei o jornal na portaria do prédio pra ir lendo, mas não consegui. peguei um motorista faceiro, empolgado, cheio de energia para sua primeira corrida.
não do dia. da VIDA. eu era a primeira passageira dele que havia saído com o táxi há 10 minutos.

cheio de assunto, o cara me contou a vida dele durante o trajeto. "primeiro, trabalhei como borracheiro, depois no açougue do BIG e até ontem era motoboy, mas como a esposa tá grávida, não quis arriscar a vida como motoboy agora que vou ser pai pela primeira vez!" (sim, e aí resolveu ser taxista!).

comprou o táxi em sociedade com o sogro, mas só ele dirige. "e não vou ter que pagar nada pra ele, meu sogro é meu segundo pai! mas olha, todo dia vou separar 30% do dinheiro e botar numa poupança pro nenê. sabe como é, né dona...não é fácil criar um filho..."

ao final, me senti privilegiada. ouvi tantos planos, tantos sonhos, tanta expectativa de uma pessoa que sequer conheço...me despejou tanto bom humor e alto-astral que eu ganhei meu dia. ainda existem pessoas que sonham! ainda existe gente capaz de se empolgar e vibrar com a vida em vez de só reclamar de tudo!

antes de descer, tirei da bolsa um escapulário já velho que ganhei da minha mãe há alguns anos e dei pra ele. não sei qual a religião do novo taxista, mas eu precisava passar adiante, compartilhar, espalhar aquele desejo de proteção da minha mãe. "pra te dar sorte" - falei.
ele ficou visivelmente emocionado.

desejei "feliz ano-novo" e fui embora.
lição de vida no 5º dia do ano.

Nenhum comentário: