quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Misunderstood

Quem me conhece sabe que, por ser de um signo regido pelo elemento AR, sou extremamente mutável. Nos mais diversos sentidos. Na música, inclusive.
Não que eu MUDE de gosto musical. Mas eu vou adicionando coisas dos mais variados estilos, com uma única condição: tem que ser bom, no mínimo.

Tem coisas que são básicas, como Beatles e Pink Floyd. Led Zeppelin e Jimi Hendrix também.
Eu já tive a fase Nirvana, Alanis Morissette, Red Hot e Pearl Jam, depois a fase tropicalista (quando eu era hippie), Janis Joplin, e a trilha sonora do Hair - o filme.
Mas desde 2003, eu ouço muita coisa que consideram INDIE (eu demorei pra entender esse "rótulo"): Belle&Sebastian, Flaming Lips, Pixies, Weezer, Kinks, Stereolab, Supergrass, Seterophonics, Air, Badly Drawn Boy, Ben Folds, The Dandy Warhols, Ben Kweller, Cake, Placebo e outras coisas do tipo.
Vieram Los Hermanos, Ludov, Moby e nada mudou muito.
Tive a fase Sean Lennon e comecei a sentir uma ponta de preconceito de algumas pessoas.
Voltei a ouvir The Police e conheci mais o Sting.
Ouvi The Cure, Bee Gees, Abba, Creedence, Pet Shop Boys, Madonna, Cindy Lauper, Michael Jackson, The Byrds, Cat Stevens, Minnie Ripperton, Tracy Bonham, Neil Young. (signo de AR, lembram?)
Depois, segui ouvindo Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Astor Piazzolla (que era muito usado nas aulas de expressão corporal, no teatro) e fiquei meio chatona e metida, admito.
(Notem que uma coisa nunca tem muto a ver com a outra).
Por ter visto um show do Bob Dylan (por míseros $10,-), me puxei em ouvir mais coisas dele.
Lou Reed e David Bowie sempre estiveram presentes.
As músicas inocentes, singelas e queridas da Jovem Guarda também.
E, por fim, os sambas de raiz que (pasmem para o momento da confissão): me fazem ferver o sangue. Eu sou brasileira de verdade e adoro samba bem feito.

Eu devo muita coisa pra um monte de gente. Pessoas que foram definitivas na construção do meu gosto musical:
-meu pai, por causa dos beatles e das músicas da jovem guarda, principalmente (e pq. ele me criou cantando "gatinha manhosa") e pelos sambas de raiz.
-o meu primeiro namorado, por mais beatles, todo o pink floyd, led zeppelin, jimi hendrix , coisas do brasil (caetano, gil, chico e coisas tipo raul seixas, secos e molhados e mutantes).
-o Scooby, pelo arsenal indie e o magnífico Ben Folds Five
-o Thiago pela salada musical que ele fez em mim, só de coisas espetaculares, durante todo o tempo que a gente se conhece. Pq. ele é a pessoa que mais me conhece no quesito música, principalmente. Sempre acerta.
-o Guto pelas coisas freak e bizarras (tipo M.I.A.) e coisas trimassa que ele resgatou, tipo The Cure.
-minha ex-chefe e agora colega Ligia Motta, pela Lhasa de Sela, músicas portuguesas, Yo Yo Ma, e Adriana Deffenti.

Só que o maior preconceito musical que eu já sofri até hoje, no meu reduto social, foi quando eu falei que estava ouvindo (e gostando) uma banda chamada Dream Theater. quase fui expulsa do lugar, me negaram cerveja e ficaram me chamando de metaleira durante todo o tempo. Isso é preconceito e dá cadeia!
Gente, as músicas são excelentes! Ouçam, se é que vocês confiam no meu (bom) gosto musical. E vocês CONFIAM, que eu sei.
Eu sei que vão me xingar nos comments, mas eu tinha que compartilhar isso.
Tá certo que a pessoa que me apresentou DT, tentou me fazer gostar de Pain of Salvation, mas não rolou.

-por último: obrigada vinícius, por ter me feito escutar Dream Theater. E por ter provado que eu realmente gosto de tudo que é bom, independente do rótulo.

Se fodam os que me xingarem.
\m/

23 comentários:

Anônimo disse...

UAHAHAHA
devo ter uns dez comentários pra esse post. um por um:

1 - de nada! mas POS ainda é melhor.

2 - sustento que pain of salvation é melhor que DT.

3 - os shows do DT em são paulo foram absurdos.

4 - DT é do caralho de qualquer maneira. viva hell's kitchen, blind faith e overture 1928.

5 - if I seem superhuman I have been misunderstood.

6 - \m/

Anônimo disse...

e eu espero que ninguém te bata.

Anônimo disse...

Até o dia dessa lastimável revelação, eu realmente pensei que tu fosse perfeita...
Que decepção.

Anônimo disse...

"era hippie"
hm
era...

aham...


prefiro stratovarius, na linha do metal melódico...
blind guardian também ´sempre uma boa opção...

mariana disse...

sério que tu acha que eu sou hippie?

Anônimo disse...

"o Guto pelas coisas freak e bizarras... ". E tem muito mais de onde veio.

Anônimo disse...

Ah, e já tentaram me fazer gostar de DT, mas nem tentei. Devo ser preso por preconceito?

mariana disse...

sim. "teje" preso.
oras. nem tentou ouvir.

Anônimo disse...

blerghhh
dream theater

Anônimo disse...

stratovarius é power metal punheteiro e chinelão. resumindo: é uma bosta finlandesa.

não tem nada a ver com dream theater, mesmo que no DVD do stratovarius apareça eles no onibus da turnê, escutando o falling into infinity.

Anônimo disse...

ui.

Anônimo disse...

ui o que? nem passei o KY em ti ainda...

enfim. rodrigo, desculpa as barbaridades. pelo horário que eu postei o treco, dá pra sentir a probabilidade de eu estar bêbado, e eu tava muito bêbado. ou seja, fui sincero pra caralho haeuihae

mas ao mesmo tempo contraditório, já que minha ex-banda, a hiléia (desmatada, digo, desmontada na última sexta-feira) tocou hunting high and low e até mesmo kiss of judas por um bom tempo, até o dia em que a gente resolveu abandonar totalmente os melódicos, os iron maidens e deixar os deep purples pra "felizes opções do banco", nos concentrando totalmente no metal progressivo.

mal minha o/
mariana, se tu quiser deleta meu comentário besta anterior.

mariana disse...

aviso de utilidade pública:

se o nível descer, eu subo no salto.

Anônimo disse...

eheheh
cara, gosto é gosto...

eu concordo com o punhetismo e essas coiaas...
mas, ainda assim, pelo conjunto da obra, acho muito interessante a proposta.

não sou muito de metal, sou mais das coisas simples...


não sabia que tu tocava.
novas bandas em vista?


e não sei quem disse o "ui"...

Anônimo disse...

eu faço parte de uma aqui em POA. mas não sei se vou continuar. ver uma banda de cinco anos, que tu montou, terminar com músicas ainda por gravar é uma porrada das fortes.
mas já andei pensando no futuro: é coisa pra daqui a um ano, mais ou menos. até lá, vou trabalhar idéias isoladas em casa, com o teclado e o computador, mesmo.

o que eu não gosto do stratovarius é que são o iron maiden do power metal: eu já encontrei uns 3 riffs iguais, e dificilmente sei diferenciar uma música da outra. mas o tecladista dele é um demônio.

Anônimo disse...

cara, o negócio é não parar de tocar...

as coisas sempre surgem...

Anônimo disse...

nah... coisa pra fazer não falta hehehe

Anônimo disse...

e coisa pra não fazer também não falta...

ahhh, como eu queria férias...

Anônimo disse...

Rolou um romance.

Metaleiros tb amam, já diria o Whitesnake.

mariana disse...

uahuahahahauhauahauhaauhauahauhauah

Anônimo disse...

all you need is love

Anônimo disse...

(bueno, por acaso, és o bueno do gritedo.org?
em caso afirmativo, poderia me dizer onde posso comprar o albúm da guidis
não encontro...
terá no show da semana que vem?)

(mari, desculpa usar aqui, mas é uma nobre causa...)

mariana disse...

sim, sim! é ele, rodrigo!!!!! (tá famoooooso, hein Booeno! Hihihi)

vai ter show quarta que vem, no beco se não me engano...

quanto ao álbum não sei...mas daqui a pouco o thiago aparece aqui e responde.

(pode usar aqui, sem constrangimentos!)