terça-feira, 7 de março de 2006

sobre o dia 08 de março

eu não tenho nenhum problema em andar de ônibus, mas podendo, eu cato caronas.
eu mudo meus horários se for pra ir de carro. pelo simples fato de ser mais rápido e mais confortável.

hoje eu tava voltando da clínica e liguei pra saber onde meu pai estava:
-oi pai, onde tu tá?
-aqui na depaschoal, fazendo balanceamento no carro.
-tá, tou indo aí te encontrar pra pegar uma carona pra casa.
-tá. te espero aqui.

chegando lá, esperei uns 10 minutos até o cara acabar.
daí chega o mecânico com a notícia:
-o pneu traseiro tá com defeito, acho melhor o senhor trocar.
-defeito?! mas eu troquei não faz 2 meses!
daí meu pai foi lá olhar e realmente tava com defeito.
como meu pai não é do tipo que deixa coisas pra depois (ainda mais em se tratando do carro), lá fomos nós na loja onde ele havia trocado os pneus.
eu, como tava de carona, tive que ir junto.

um lugar feio, sujo e cheio de homens suados e engraxados.
e eu lá, de tamanquinho, e bolsinha no ombro, me sentindo um ET naquele cenário, vendo eles falarem sobre coisas que eu não fazia a menor idéia que existiam.
ficamos, meu pai e eu, em pé ali do lado dos caras enquanto eles arrumavam o troço.
vendo que não tinha muita saída, resolvi aprender o máximo de coisas possíveis sobre carros.
prestei atenção nas peças que iam aparecendo e descobri que na roda, existe um negócio, chamado PRISIONEIRO, onde é afixado o pneu, dentre outras coisas.
e o meu pai me explicando tudo, didaticamente, com a paciência de sempre.
eu sabia coisas básicas, por ser curiosa (eu adoro ler manuais de coisas), questionadora (eu pergunto TUDO, sempre) e metida (metida mesmo), e por ter medo de que um dia eu tenha que ir sozinha a uma oficina e os caras tentem me engambelar, pq. eu sou mulher.
mas hoje fiz uma espécie de especialização intensiva.

eu troco lâmpadas, resistência de chuveiros, instalo antenas de tv (UHF, inclusive), conserto tomadas, faço extensões, sempre comprei cabos pro videocassete, faço as instalações de TV/DVD/SOM/COMPUTADOR, sem perguntar pra ninguém. e mato baratas sem o menor problema.
essa é a minha porção masculina, que funciona muito bem.

eu faço quase tudo aquilo cuja responsabilidade é (culturamente) masculina. mas...E DAÍ?
só faço tudo isso pq. o meu pai passa a semana viajando, e alguém tinha que aprender.

o meu lado feminino é TÃO superior, que quando eu casar, podem ter certeza de que o meu marido vai ter uma MULHER de verdade em casa - e não essas coisas esquisitas que têm por aí hoje em dia.
SIM, vou ser do tipo que trabalha fora, cozinha, lava, passa, cuida dos piás e ainda lembra de molhar as violetas. vou lembrar de ter sempre cerveja gelada- SIM, vou agradar o meu marido.

e tudo isso não me faz menos inteligente ou menos independente.
pq. também é com sutileza, carinho e parceria que conquistamos os homens - e o nosso espaço.

chega desse feminismo falso que tá acabando com a sensualidade e a graça natural das mulheres. eu não luto e não quero igualdade.
eu brigo por RESPEITO. mas isso só vai acontecer de verdade, quando as próprias mulheres aprenderem a se respeitar e a se reconhecerem como MULHERES (em caps lock).

e que se dane o dia internacional da mulher.

7 comentários:

Anônimo disse...

que caso.

Anônimo disse...

correto. e que bom que tu apagou meu comentário anterior em função da alteração no texto.

mariana disse...

¬¬

não sabia que eu tinha revisor pros meus textos.

Anônimo disse...

mari! como assim "que se dane" o nosso dia??? que machista que tu é!
eu vou dividir tudo com meu marido. inclusive as noites em claro quando tiver neném.

viva o dia da mulher!

mariana disse...

sabia... ¬¬

Anônimo disse...

lutem! lutem!

Anônimo disse...

clamps, clamps!