segunda-feira, 3 de abril de 2006

Uma Vida Iluminada

Surpreendente.

Uma produção independente da Warner na qual sobra qualidade.
Uma Vida Iluminada (Everything is Illuminated) é um road movie dos melhores.
O filme conta a história de Johnathan Safran Foer, um judeu americano que decide ir à Ucrânia em busca da mulher que salvou seu avô dos nazistas.
Parece uma história banal. E seria, não fosse a brilhante atuação do trio: Elijah Wood, Eugene Hutz e Boris Leskin.
Elijah encarna Johnathan Foer (o mesmo nome do autor do livro no qual o filme se baseia), um judeu esquisitão que cultiva uma mania peculiar: coleciona qualquer coisa (qualquer MESMO) que tenha relação com alguma pessoa da sua árvore genealógica. Acondiciona tudo em sacos plásticos e vai pendurando num grande painel, na parede do quarto.
Eugene Hutz é Alex, um ucraniano engraçado, meio inconsequente e aparentemente nada confiável. Gurizão, vai ser o tradutor e guia de Johnathan na Ucrânia.
O experiente Boris Leskin vive o avô de Alex, ucraniano totalmente pirado, pensa que é cego mas vai ser o motorista na longa viagem.
Pra completar, há ainda Sammy Davis Jr. Jr. (Jr. duas vezes mesmo), um cachorro feio e muito chato, fiel companheiro do avô demente de Alex, que vai render boas risadas em vários momentos.

E assim, o quarteto parte pra uma cidade chamada Trachimbrod, que sequer consta no mapa.

Mas o que chama atenção, além do magnífico roteiro, são fotografia e trilha sonora. Nunca vi um filme tão bonito, esteticamente falando: consegue ficar preto-e-branco mesmo sendo colorido em determinados momentos, ao mesmo tempo em que se apropria das cores mais vivas em algumas brilhantes cenas. Sem contar que a trilha sonora (composta por Paul Cantelon) é tão genial e se homogeniza de forma tão intensa com a história, que ficam praticamente indissociáveis.

Um filme suave e emocionante que surpreende a cada cena e te deixa com um sorriso tímido e lágrimas prestes a cair, durante todo o tempo. Toques de humor muito pertinentes fazem dessa produção, uma grandiosa obra de arte, de primeira linha.

(Curiosidade: O filme foi lançado em 2003, chegou agora em DVD aqui no Brasil, ao mesmo tempo em que estreou nos cinemas).

4 comentários:

Anônimo disse...

uma produção independente da warner. desculpa a minha ignorância, mas isso é possível?

mariana disse...

Ficha Técnica:

Título Original: Everything is Illuminated
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: warnerbros.com/everythingisilluminated
Estúdio:Warner Independent Pictures / Stillking Films / Telegraph Films / Big Beach Productions
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Liev Schreiber
Roteiro: Liev Schreiber, baseado em livro de Jonathan Safran Foer
Produção: Peter Saraf e Marc Turteltaub
Música: Paul Cantelon
Fotografia: Matthew Libatique
Desenho de Produção: Mark Geraghty
Direção de Arte: Martin Vackar
Figurino: Michael Clancy
Edição: Andrew Marcus e Craig McKay


pra tirar as dúvidas.

Anônimo disse...

lendo o seu blog dá um aperto no coração, mas ao mesmo tempo descobre-se a pessoa interessante q vc é.....e o q me passa pela cabeça é "quando eu quis te buscar, alguém ch egou para te levar!

Anônimo disse...

e ele era gago?