terça-feira, 12 de junho de 2007

Invasões Bárbaras

quando alguém invade o espaço de outro, é uma baita desrespeito. tanto espaço físico quanto espaço moral.

hoje eu cheguei na clínica que eu trabalho, que atende DE GRAÇA centenas de crianças de classe média-baixa e me deparei com uma cena que eu nunca gostaria de ter visto: portas arrombadas, paredes quebradas, sujeira, armários revirados.
a TV de 14" que havia sido comprada com a ajuda das mães, que contribuíram com 2, 5 e 10 reais durante MESES, já não tava mais na sala de espera.
dos computadores que recém ganhamos depois de uma longa briga com as instituições responsáveis e, principalmente com o governo, só sobraram os fios.
a multifuncional que também tínhamos recém conseguido, já era.

me deu raiva, não tanto pelas coisas materiais (que, com esforço, vamos conseguir de novo), mas sim por me dar conta do quão vulnerável estamos. e como nos tornamos impotentes.
alguns pacientes meus choraram. de medo, de tristeza. gente que não tem nada, agora tem menos ainda.
outros pacientes, que parece que já nasceram com esse espírito de fênix, me ajudaram a bolar idéias pra arrecadar dinheiro pra uma TV nova ("eu gostava de ver bob esponja enquanto tu não me chamava pra sessão...") e pras grades que queremos colocar.

chego em casa, explico tudo o que aconteceu. depois de uns 10 minutos, minha irmã de 8 anos aparece com desenhos ("pra enfeitar a salinha"), uma sacola de brinquedos ("que ela não brinca mais") e muitas idéias pra arrecadar dinheiro pras coisas novas que temos que comprar. (algumas hilárias!)

não é porque ela é minha irmã, mas é por esse tipo de atitude que vale a pena brigar. eu espero que o mundo esteja um pouco melhor quando ela crescer.

e é só pelas minhas crianças que vão de havaianas pro atendimento às 8:00 de um dia de inverno, que não reclamam por ter que acordar cedo, que fazem um esforço enorme, lutando contra as condições sociais, emocionais, culturais e até cognitivas me mostrando que sim, são capazes de melhorar e de corrigir seus erros... é só por elas que eu tenho vontade de voltar lá amanhã.

quero que essas pessoas que invadiram e saquearam a clínica morram. e que os direitos humanos vão pra puta que pariu.

2 comentários:

vinícius disse...

e os filhos-da-puta tavam rondando...
empalação é pouco.

Chris disse...

Que ódio, Mariana!!! É muito triste quandoa acontecem estas coisas. Mas o mais importante é que ninguém está ferido e bens materiais a gente consegue de novo.
Sua irmã é muito linda!
Bjo.