sábado, 21 de março de 2009

a tua falcatrua é estadual?

ih, foi mal, a minha é federal!

pois é. e eu que achei que ia pegar o bonde dessa ação judicial que obriga as universidades públicas a ofereceram cursos de pós graduação lato sensu (especialização) gratuitamente exatamente como os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), me ralei.

em janeiro fiz a seleção pro curso de especialização em neuropsicologia da UFRGS (um dos únicos que fazem seleção). passei.
muito bem, me preparei psicologicamente pra pagar os 450 reias de mensalidade.

entretanto, falando com um amigo meu que é doutorando desta mesma universidade, fico sabendo dessa ação que poderia extinguir qualquer tipo cobrança por cursos de pós-graduação nas federais. fiquei feliz da vida, claro, e passei a acompanhar de perto o andar da carruagem. já tava planejando outro destino pra esses 450 pila, viajando em comprar um notebook ou que assumiria o consórcio do meu carro ou até, quem sabe, começaria a pensar em financiar um apartamento.

felicidade de pobre dura pouco, mesmo.
já no primeiro dia de aula nós, alunos, fomos cordialmente recepcionados pelo coordenador da especialização que, sem papas na língua, explicou tudo claramente, sem dó nem piedade.
tornou público o plano dele que vai garantir que eles continuem recebendo o nosso dinheiro mesmo que eles percam a ação: nosso curso de especialização, com 420 horas está teorica e temporariamente interditado. teoricamente mesmo, porque eu tou tendo aula normal. além disso, eu estou matriculada na especialização E em um curso de EXTENSÃO com o mesmo nome, porém com carga horária de 210 horas. Farei então, simultanea e virtualmente dois cursos ao mesmo tempo: especialização (que está trancado por ordem judicial, porém estou matriculada e usufruo de todas as vantagens de uma aluno qualquer da UFRGS) e ainda faço um curso de EXTENSÃO, que está no módulo UM ( o outro tem iguais 210 horas, que completam a carga horária da especialização). ao final de tudo isso, faço a monografia por fora e defendo e então, meus créditos serão automaticamente transferidos pra especialização, garantindo meu certificado de especialista.

pra quê tudo isso? porque a extensão pode ser cobrada. ha.
entenderam?!

claro, tudo isso se a universidade perder a ação, porque se ganhar, continua tudo igual sem essa história de extensão. e se perder, a minha turma será a última, porque eles garantiram vão extinguir as especializações no Instituto de Psicologia, o que é uma pena já que são cursos extremamente bem conceituados, assim como o mestrado e o doutorado que tem a nota máxima da capes.

agora vou parar de acompanhar essa lenga-lenga. tanto faz, pra mim não vai mais mudar nada.

tô pagãããnu...

Um comentário:

vinícius disse...

não entendi!

tá, entendi sim. :P

o bizarro é que volta e meia, mesmo instituições como a PUC recebem uma boa grana do governo federal. é sabido que aquele monte de prédios espetaculares lá do partenon não foram construídos só com mensalidades. se eu não me engano, o arthur sabe um pouco mais sobre isso.