domingo, 15 de novembro de 2009

os maias tinham razão?

quando pequena, eu tentava incansavelmente abafar o meu medo do fim do mundo. sonhava, pensava, perguntava e acabava inventando minhas próprias respostas quando as que eu recebia me eram insuficientes. ninguém conseguia me responder o que havia antes do universo, por exemplo.
"nada, mariana. antes não havia nada."
"mas, de que cor é o nada? branco ou preto?"
a ausência de imagens mentais me causava uma aflição incrível.
muito menos, o que haveria, como e quando seria o fim do mundo.

em 2004 eu resolvi ir num curso sobre o calendário maia. eu sempre gostei de saber, sempre fui curiosa e me interesso até hoje pelos mais diversos assuntos. já fale aqui sobre isso.
pois bem, naquele ano, o casal que ministrava o curso explicou com detalhes todo o funcionamento do calendário das 13 luas. O Calendário Maia é um calendário regular, harmonioso, que respeita os ciclos naturais. É formado por 13 períodos anuais, os quais, ao invés de meses, são chamados de luas, e todos eles tem 28 dias cada um, que é o ciclo biológico natural. O grande exemplo do ciclo biológico natural é o ciclo menstrual da mulher, que dura 28 dias.

devo admitir que fiquei de queixo caído com a coerência de tudo o que me foi dito naquele curso. tudo fez muito sentido. ao que dizem, estamos vivendo numa frequencia errada, produzida pelo calendário gregoriano que nos rege em nosso dia a dia e que tem 12 meses irregulares, com números diferentes de dias nos meses (como 28, 29, 30 e 31, que não representam os ciclos naturais) e pelo relógio mecânico, agora digital, que nos mantêm prisioneiros na terceira dimensão, marcando horas de 60 minutos.
Estes foram os ingredientes que nos tiraram da nossa freqüência natural (que é 13:20 e não 12:60), após tantos anos de utilização dos mesmos.
A conseqüência, para o ser humano, de viver fora da sua freqüência natural, é que somos os únicos seres do planeta que precisamos pagar para nascer, pagar para viver e pagar para morrer, o que não acontece com as demais espécies.


~

ontem eu assisti ao filme 2012. fiquei tensa, engoli seco e lembrei daquele meu medo de criança.
afora o gosto hollywoodiano, presidentes-heróis, romance e a vitória do mocinhopoliticamentecorreto, os efeitos especiais realmente chocam. eu não conseguia dimensionar o fim do mundo. agora já tenho a imagem mental.



~

notas mentais:
* vou ter acabado a especialização em 2011. vou ter UM ANO de titulação. droga! podia tar usando toda essa grana que eu investi, pra viajar.
* pelo menos não vou ficar velha e caída. tem que ter alguma vantagem em morrer aos 30.
* grande coisa a copa do mundo e as olimpíadas no brasil.

~
nos resta esperar.

Um comentário:

vinícius disse...

tinham. ou seja: TUDO VAI FICAR BEM. :P