terça-feira, 23 de maio de 2006

O estágio

Ontem foi o primeiro dia do estágio.

Pra comecar, eu levo uma hora e pouco pra chegar até a cidade onde fica a clínica, contando com trocas de trens, esperas nas estacoes e etc. É como se fosse Porto Alegre - Sao Leopoldo (só que os trens daqui sao tri confortáveis).

Cada vez que eu vou pra lá, gasto 18€ (ida e volta) entao, combinei com a mulher que só vou duas vezes por semana, senao vai ficar muito caro. Ela concordou.

A Fabiene é muito legal e já mora aqui há 18 anos. O marido era alemao e morreu há 5 anos. Ela tem 2 filhos adolescentes tri estilosos, meio indies e bem mal educados. Eu almocei na casa dela ontem. Nos demos bem, ela é despachada, faz com a gente se sinta em casa. Me lembra muito uma professora que eu tive na faculdade. A Fabiene mistura português com alemao, mas eu entendo tudo.
Ontem já acompanhei alguns pacientes e me dei conta de que se eu nao aprender a falar alemao muito rápido, eu vou aproveitar só a metade do que eu poderia. Entao, decretei uma regra: em casa, só se fala alemao. Nao é nada fácil, mas eu já vim muito longe pra achar as coisas difíceis agora. Eu sou teimosa demais pra simplesmente jogar a toalha.

À noite fui ao cinema ver o código da vinci (versao original em inglês). O cinema é massa e as pessoas bebem muita ceva durante o filme. No final, dá pra ver o mar de garrafas vazias....impressionante.

É isso. Hoje vou na estacao dos trens comprar minha passagem de amanha e depois, vou na Goetheplatz me informar sobre valores pra enviar postais pro Brasil. Se for muito caro, tirem os cavalinhos da chuva...é tempo de economizar.

Beijo pra todo mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

po, aí também tem goethe?? porto alegre é um modelo mundial. eu sempre soube.
:D

mariana disse...

aham. só que com MUITO mais cerveja do que tem na nossa Goethe aí....essa é primeira a diferenca. A segunda, é que a Goetheplatz aqui, é uma estacao de metrô. Mas tem a Goethestraße, que aí sim, é uma rua.

Anônimo disse...

mas garanto que tu olha pros tordos e pensa
"minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá
as aves que aqui gorjeiam
não gorjeiam como lá."

se bem que tu ainda pode encontrar um rouxinol.