segunda-feira, 3 de setembro de 2007

sobre os sexos

tem uma revista chamada "Mente e Cérebro" que é genial.
é uma revista com artigos sobre neurociências, psicologia, psiquiatria e todo tipo de conhecimento científico sobre emoções e relações humanas.

na edição que eu tenho aqui em casa, o tema da revista é a "trégua entre os sexos", ou seja, como as questões neurobiológicas determinam divergências e convergências entre homens e mulheres.

é um artigo melhor que o outro. entre eles, existe um, escrito pelo primo do Sacha Baron-Cohen, Simon Baron-Cohen, sobre a diferença da linguagem entre meninos e meninas. isso é uma coisa bem visível na clínica fonoaudiológica, mas sempre surgiu a questão: até onde as manifestações e os distúrbios de linguagem são mesmo diferentes e até onde é pura influência da sociedade?
porque existe um pré-conceito de que meninos são mais obejtivos e meninas mais sutis e demoradas pra expressar idéias, mas eu nunca havia lido algo tão esclarecedor quanto o artigo do primo do Borat.

Eu tenho 33 pacientes neste momento. destes 33, 9 são meninas e 24 são meninos. todos com a mesma condição social, praticamente. Então, eu sempre pensei que deveria haver alguma explicação pra esse fato, que é compartilhado por outras colegas minhas também.

Nessa revista, muita coisa foi explicada. Sempre se soube que as questões hormonais e neuroquímicas do ser humano são altamente influentes no comportamento, mas agora, dúvidas do tipo "quem mente mais?" e " a manifestação do ciúme" e ainda "diferenças de desempenho escolar" começaram a ser resolvidas. descobri, por exemplo que as mulheres tendem a ser mais dissimuladas e os homens perdem o controle mais facilmente durante uma discussão. tudo bem, isso todo mundo que se interessa pelo comportamento humano já deve ter se dado conta, mas agora, já existem as respostas para os porquês.
essa revista é tão sensacional que um dos artigos esclarece minuciosamente que os padrões de comportamento e de repertório cognitivo refletem influências endócrinas na química cerebral.

No curso que eu tou fazendo sobre a "abordagem neurobiológica dos transtornos de aprendizagem" muita coisa também está sendo esclarecida. principalmente no sentido de como conduzir a terapia de meninos e meninas.

por isso eu sempre me indignei e me manifestei contra toda essa bobagem de algumas mulheres quererem a igualdade entre os sexos. já fui tachada de machista e até mesmo RASA, quando brinquei, com alguns clichês de "homens x mulheres", aqui nesse blog mesmo.

os fatos biológicos vão além do preconceito. eu defendo a diferença de habilidades entre homens e mulheres SIM e cada vez tenho mais provas científicas disso. mas defendo também, a capacidade infinita do ser humano de aprender coisas novas, mesmo que a genética pré-determine alguns comportamentos. é só uma questão de usar o bom senso.

*
sendo assim, meu caro amigo anônimo, dedico esse post inteiro pra ti. espero que tu faça bom proveito dele e tire tua própria conclusão sobre o que eu penso a respeito de homens e mulheres. ainda é pouca coisa, eu sei. poderia ficar aqui falando durante muito mais tempo, mas acho que por enquanto tu tem respaldo suficiente pra comentar sem ficar falando bobagem por aí sobre blogues e autores que tu pensa que conhece.

que fique a lição: ter opinião sobre alguns assuntos todo mundo pode e DEVE. mas sustentar a opinião com fatos que vão além do "achismo" e da falta de respeito não é tão simples.
ter opinião, independente qual seja e sobre qualquer que seja o assunto é um ato corajoso. mas pode também se tornar algo extremamente covarde, quando a gente tem medo até de mostrar a cara.

3 comentários:

vinícius disse...

a revista é espetacular, mesmo. inclusive me empresta que eu vou usar o argumento da "dificuldade feminina com questões espaciais", linkar com o tema "mulher no trânsito" e alvoroçar as feministas que freqüentam o meu blog. :D

Anônimo disse...

Mari, que coincidência! estava eu relendo meu velho e abandonado blog, justamente um post em que copiei daqui no qual tu falava exatamente sobre o mesmo assunto deste post e com o mesmo ESTILO!

fico feliz em ver que tu continua escrevendo por aqui. talvez até me sirva de estímulo para reativar o meu blogues.

Um beijo grande!

Liz disse...

Oi. Lendo alguns textos do teu blog acabei criando um tbm..queria colocar o teu como link pro meu, se der entra lá e me explica como fazer isso.

Valeu!